Acordamos cedo (atrasados, mas cedo) e fomos para o aeroporto (CDG) pegar o vôo direto para Lagos. Após um check-in conturbado, imigração demorada, atraso na saída do vôo e uma ressaca com direito a enjôo no vôo (não vou falar quem foi, mas dessa vez não foi o Marmie), chegamos à Nigéria.
Ah! Antes de falarmos de Lagos, foi muito legal ver o Mediterrâneo e a Costa Africana do avião! Tirei uma foto que não justifica a beleza, mas vale para registrar o momento...

Momento cultural...
Lagos é a antiga capital da Nigéria (atualmente: Abuja) e maior área populacional da Nigéria e segunda maior da África (depois do Cairo). Lagos fica às margens do Oceano Atlântico numa baía (não é nada parecido com a Bay Area da Califórnia...).
A área que moramos e trabalhamos é Victoria Island na mapa acima.
A CHEGADA
Assim que chegamos no aeroporto (Murtala Mohammed International Airport em Ikeja, portanto longe do apartamento e hotel que moramos), logo descobrimos na pele uma das principais características do povo nigeriano: a burocracia! Para passarmos pela imigração, pegamos uma fila somente para estrangeiros, até aí tudo bem. Com o tempo notamos que as
pessoas que estavam na nossa frente na fila iam para trás da fila do lado (que ia pro mesmo balcão)!!
Ou seja, a primeira vez que todo mundo pegava a fila era só para o oficial perguntar se a gente era mesmo estrangeiro!! A segunda vez que a gente pegava a mesma fila era para entregar o passaporte!! E a terceira vez era para pegar o passaporte com um carimbo!!
Basicamente passamos 1 hora numa fila de 30 pessoas esperando um carimbo sem razão aparente. Ah! É claro que ficamos por último na fila (A Si teve a 'sorte' de ser a última de todos).
Foi um alívio saber que nossas malas estavam todas na esteira. Uma dor de cabeça a menos...
Ao sairmos para o salão do aeroporto, vimos a cabine de câmbio que era a nossa única chance de trocar nossos dólares por Nairas (moeda nigeriana), pois os ATMs/caixas eletrônicos não funcionam direito (aparentemente começaram a instalar os primeiros ATMs 6 meses atrás).
Adivinhem quanto dinheiro eu consigo trocar por US$500?? Quase 62.000 Nairas, ou seja, o equivalente a dois tijolos de dinheiro!! Quase precisamos de uma mala extra para carregar tantas notas...
Na saída do aeroporto vimos que tinham várias pessoas do lado de fora só esperando... Não sabemos exatamente o quê, mas como a Accenture tomou tantas precauções de segurança que ficamos com um certo 'pavor'.
Naquele momento decidimos não nos separarmos mais e saímos juntos, mais de 2 horas depois do planejado. Nosso celular não funcionava (pelo menos não conseguíamos ligar para o segurança), portanto não tínhamos certeza de quê o segurança estaria nos esperando!
Logo o segurança apareceu, mostrou as credenciais, confirmou a identificação, nossas datas de nascimento e código secreto! hehehe.. Dali levamos nossas malas para a rua em frente ao aeroporto (não deve existir estacionamento por lá).
O segurança nos intruiu a seguir em 2 carros (um iria eu e o Marmie para o apartamento, e no outro iria a Ju, Si e Filipe). O quê mais nos assustou foi um terceiro carro... Uma pick-up gigante com luzes e o logotipo da empresa de segurança, e mais 5 seguranças armados com rifles!
No caminho vimos que tínhamos 8 seguranças no total para nos escoltar até o apartamento e hotel! Como o trânsito estava parado, os nossos três carros forçavam passagem entre os demais, inclusive teve um episódio onde o segurança ficou apontando a arma para o carro que não queria deixá-lo passar!!
Depois de quase 1 hora de tensão, chegamos em casa (além da escolta armada, os motoristas eram praticamente suicidas, comportamento que notamos ser comum aos motoristas nigerianos depois).
Logo depois de descarregarmos as malas no apartamento, fomos nos encontrar com o pessoal no Hotel para conversar sobre o próximo dia e jantar.
Foi nesse papo que entendemos que a região próxima ao aeroporto era perigosa e que aquela escolta era uma exceção...
Falaremos sobre o apartamento e outras impressões que tivemos, mas a primeira impressão foi marcante, para não dizer outra coisa!
(É... Acho que vou ter que começar a beber!!)
Um comentário:
Fala Roberto!!
Descobri seu Blog no seu MSN...
Quer dizer que agora vc está na Nigéria ;) Que criatividade!!!
Abraço
Dov
Postar um comentário