segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Cardápio obrigatório - Segunda-feira

Após o Casual Day (6a feira), Pinky Day (todos os dias que o Marmie vem trabalhar de rosa! Uns 3 dias por semana)... Para homenagear o Marmie, instituímos o Chicken Day no projeto!

Todas as segundas galinha é prato mandatório no cardápio!
Afinal... GALINHA É DE SEGUNDA!

Do Inferno ao Céu

Tive que agendar o treinamento do "New Core Senior Manager", e como era impossível voltar para Sampa para um treinamento de dois dias, eu consegui agendá-lo na África do Sul (Johannesburg)!

Saí 5 horas antes do meu vôo (com SETE seguranças armados me escoltando) e depois de quase 2 horas, cheguei ao aeroporto de Lagos. Deixei a minha última Naira com os seguranças de gorjeta... Quando entrei no saguão fiquei apavorado, pois tinham centenas de pessoas nas 20 filas que se formavam à frente das Cias Áreas (não era só para a South African).

Depois de alguns segundos, já fui abordado por um nigeriano que queria "facilitar" meu check-in. Ele nem me perguntou se eu precisava de ajuda, já foi pedindo para ver o passaporte, que obviamente eu não dei! Como eu estava impressionado com a quantidade de pessoas, acabei acompanhando o cara na fila, mas disse que estava sem nenhuma Naira...

Basicamente eu consegui comprovar o esquema de corrupção do país em alguns minutos... Os funcionários do aeroporto conversaram com o "facilitador" e me deixaram fazer o check-in na fila da classe executiva.

O cara queria levar minha mala e passaporte, e depois de passarmos pela fila de check-in ainda queria me falar como preencher os formulários... :'( Resultado: o cara ficou me pressionando para dar dinheiro para pagar os guardas, pois senão eu não conseguiria passar. Dei a nota de 20 Euros (me ferrei, pois era o quê eu tinha) e ele ainda 'pegou' (para não falar 'assaltou') uma outra nota da minha carteira! No meio do aeroporto com um monte de policiais e funcionários do aeroporto! Não é à toa que esse país está assim!

Ah! Para piorar: fiquei sabendo mais tarde que a South African faz parte da Star Alliance, ou seja, meu cartão da United permitiria que eu fizesse check-in naquela fila, sem precisar passar por esse "perrengue"!

Só para relaxar... Depois de pegar duas filas do lado do portão de embarque e atrasar um pouco o vôo, cheguei em Johannesburgo, e que surpresa! Muito boa surpresa! Não sei se me impressionei mais com a cidade por estar saindo da Nigéria, mas que cidade show de bola!

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

sábado, 24 de novembro de 2007

Pinky Team

Sem comentários...

Mais Rapidinhas da Nigéria...

VAMOS A LA PLAYA?
Quem teve a curiosidade de ver o mapa da África e localizar a Nigéria e Lagos, sabe que estamos pertinho do mar.

Quem quer saber como é a praia de Lagos, veja a foto ao lado... Nada encorajador, pois colocaram barreiras de areia para evitar que a água do mar invada as pistas.

GABRIEL
Gabriel é o nome do nosso motorista (Marmie e eu)... Gente boa demais! Toda manhã ele aparece super animado, sorridente, ouvindo a música gospel dele, cantando e balançando os braços como se fosse um maestro. Figuraça! Vendo esse bom humor, ninguém imaginaria que ele mora a 2 horas do nosso apartamento (sem trânsito, pois com trânsito pode demorar 4 horas!).

Segundo o Gabriel, a disposição dele é por causa de uma bebida que ele toma todos os dias (tipo energético, que cura desde unha encravada até câncer). Quarta-feira passada (21/Nov) a Si pediu para ele comprar um pouco e trazer para a gente experimentar...

Quando levamos a bebida para o escritório, todos os nigerianos comentaram que nunca haviam tomado aquilo, pois era forte demais! É claro que no final do dia a Si e o Marmie beberam aquele negócio fedido (um gole, mas tomaram)...

Alguém imagina o resultado!? Marmie visitou o banheiro mais de 10 vezes nos 3 dias que se seguiram... E a Si!? Nem sentiu nada! Pior que ela come qualquer comida nigeriana e ainda acha gostoso! :-P

TAXIS
Os chamados "taxis" de Lagos são basicamente motos que (pasmem!) carregam até 5 pessoas!

Quem acha que os motoboys de SP são um pesadelo, não queiram conhecer esses motoqueiros. A quantidade de motos em Lagos é muuuuito maior do que em SP, e eles ficam 90% do tempo buzinando! Por razão nenhuma eles buzinam! Malditos motoqueiros!



RUAS ASFALTADAS
Acredite se quiser... As ruas em Lagos não são "mantidas" pelo governo. Se você está andando por uma rua asfaltada é porque um banco patrocinou o asfaltamento!

B Jay's Hotel
Numa das nossas idas ao Shopping (ShopRite), passamos por um "Hotel" chamado B Jay's... A Ju até agora se pergunta porque ficamos rindo...


NIPEX Office
Conheçam o escritório que trabalhamos... Nada a reclamar!

A localização é boa, várias salas, só as mesas e cadeiras que poderiam ser apropriadas para um escritório...

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Environmental Day in Nigeria

E-mail do Charles (Control Risks Group)...
-----------------------
From: Harris, Charles
Sent: Friday, November 23, 2007 12:40 PM
To: Frossard, Roberto
Subject: Environmental Day

Roberto,

Please would you inform your colleagues that tommorrow is 'environmental day' where all people are required to stay at home and clean their houses and surrounding areas.

In the morning you will not be allowed on the streets of Lagos between 0700-1000hrs. If you are found to be on the streets you are likely to be arrested.

Regards,

Charles Harris
Global Asset Protection Consultant
Accenture
Idejo Street
Victoria Island
Lagos
Nigeria
-----------------------

Ah! Que saudades do "Spare The Air" da Califórnia... Transporte de graça, menos poluição e não há riscos de ser preso!!

ATTITUDE!?

Attitude na NipeX

Para quem não conhece, Attitude é o Programa de Responsabilidade Social da Accenture e recentemente lançou um desafio para incentivar novas idéias.

Infelizmente não vamos participar do desafio, mas os critérios para julgar o grupo vencedor fosse a economia de recursos no cliente, a nossa vitória seria certa!

Vejam as "iniciativas" que já implantamos aqui:
1. Economia de energia: Todos os dias, a energia cai pelo menos 5 vezes... A gente usa o notebook e portanto economizamos a energia da Nigéria! O problema é que o ar condicionado desliga, a luz etc... Economizem Energia!
2. Economia de papel 1: A impressora funciona e tem toner, mas não tem folhas para imprimir... Se você precisar muito do papel, eles te perguntam exatamente quantas folhas você precisa, contam e te arrumam... Economizem papel!
3. Economia de papel 2: Banheiros masculino e feminino NÃO tem papel higiênico (aliás tem um pouco na parte da manhã, mas logo termina). O cliente (não vou falar o nome, pois o crédito da idéia pode ser de outra pessoa) mostrou a razão ao Filipe de não precisar de papel higiênico: garrafa d'água. Explicando: o cara entra no banheiro com uma garrafa d'água, enche na pia e entra na "casinha". Economizem papel higiênico!
4. Economia de copos: No começo da semana tem copos suficientes para todos tomarem água (um copo para cada, para economizar, é claro!), mas ao final da semana... :'( Economizem copos!
5. Economia de água: Ao final da cada dia, a água acaba... Não somente a água potável, mas a água dos banheiros... A economia de papel higiênico fica impactada! Mas... Economizem água também!

Com tanta economia, não teríamos competição no Desafio Attitude!

Rapidinhas...

RONC!?
Conversa no apartamento...
- Marmie: Como eu falo roncar em inglês?
- Roberto: Snore
- Marmie: Hein!? R-O-N-C? R-O-N-K?
- Marmie: Ah tá... Snore! S-O-R...


CELULARES E BARULHO
A Nigéria não é conhecida por estar à frente de outros tecnologicamente, mas todas as pessoas no escritório têm um celular novo e cheio de funcionalidades (Smartphones, etc)...

Eles não sabem usar muito bem as funcionalidades, mas INFELIZMENTE descobriram como colocar músicas como toque do celular!

A pior coisa é ficar o dia inteiro ouvindo toques (melódicos) e bem alto! Aliás, as buzinas das milhares de motos nas ruas deve ser pior ainda!

EXEMPLO DE PRODUTIVIDADE
O "Sr X" é um nigeriano típico, líder do time de Portal no projeto.

A semana dele foi bastante produtiva... Ficou 3 dias fora para treinamento, não compareceu à palestra sobre "Portal" e ainda teve tempo de montar uma TV portátil na mesa dele! Deliverable nenhum, mas a TV funciona bem e em bom e alto tom!

terça-feira, 20 de novembro de 2007

O Apartamento...

Não podemos reclamar de tudo da Nigéria... Além do Francis, que nos impede de passar fome, o apartamento também é muito bom.
Recentemente descobrimos que além do apartamento ser muito grande, existe uma academia bem grande aqui, além da área da piscina com churrasqueira que é excelente!

Eu fico devendo umas fotos do apartamento, academia e a quadra de squash que eu havia esquecido de comentar, e onde jogamos bola de vez em quando...

Marmie @ Africa??



Terceira teoria: Nem o Marmie sabe que está na Nigéria!!

Preciso sacar alguns milhões de Nairas para comprar um refrigerante...

Como todos devem lembrar, as Nairas são super desvalorizadas, mas mesmo assim a comida e o custo de vida na Nigéria é bem alto. Resultado: Depois de uma semana, praticamente acabou o nosso dinheiro!
Olha a tela de um dos ATMs para sentirem o nosso drama...

Final de Semana em Lagos...

Já falamos do final de semana em Paris, agora chega a vez de contar como foi emocionante o nosso primeiro final de semana na Nigéria!
Nada pode demonstrar melhor isso do que imagens...

Brincadeira! Não passamos o final de semana em casa só! No sábado fomos fazer umas compras no Shopping (até que é razoável) para um churrasco tipicamente brasileiro... Com direito a linguiça, asinha de frango e até mesmo vinagrete.


Acho que posso dizer com toda a certeza que foi o pior churrasco que eu já comi na vida. Nem o fome por termos acordado muito tarde, sem café da manhã e acabado o churrasco no meio da tarde ajudou! :'( Que desperdício de carne e dinheiro... Bom, pelo menos aprendemos que não rola fazer churrasco aqui.





No Domingo fomos ao mesmo Shopping assistir um filme no cinema, mas antes paramos na praça de alimentação para comer um lanche (hamburguer e fritas, é claro!). Por isso fomos ao famoso "Mr Bigg's"!! :-P






Imaginem o nosso susto quando vimos o cardápio dando destaque para um quibe recheado com ovo, ou será ovo coberto com quibe!?




Pelo menos o filme estava razoável e o cinema também. O problema foi o povo que frequentava, inclusive uma mulher que levou um nenê chorão (que só parou de chorar quando a mãe deu um chocalho bem barulhento para ele brincar!)...

Curtas

'Curtas' da Nigéria...

FRANCIS


No apartamento que eu e o Marmie ficamos, temos algumas mordomias que só descobrimos no segundo dia... A primeira e mais importante de todas é que temos um 'funcionário' (me recuso a chamá-lo de outra coisa), o François (Francis para os íntimos).

Além de cuidar da casa durante o dia, fazer as compras que precisarmos, lavar e passar a nossa roupa, ele ainda cozinha. Aliás, ele não 'cozinha' somente. Ele é um chef com formação francesa mesmo (da Guiana Francesa, apesar de ser da República de Benim, país vizinho à Nigéria).

Na primeira refeição que tivemos em casa, ele fez o jantar para 6 pessoas (os brasileiros e mais o segurança inglês que divide o apartamento com a gente). Eu havia pedido para ele fazer uma refeição com peixe e a nossa expectativa era bem baixa, pois o almoço no refeitório tinha sido muito ruim... Segundo a Ju e o Armando, foi o melhor peixe que eles comeram na vida!

Vou ter que arrumar um passaporte para ele, pois ele vai ter voltar para o Brasil comigo!!! hahaha

CHARLES

Charles Harris é o funcionário da Control Risks Group contratado pela Accenture (GAP - Global Asset Protection), ou seja, o consultor de segurança para os expatriados na Nigéria.

Ele é inglês, porém vive na África do Sul e já conhece o Brasil (passou a Lua de Mel no Rio)... Até aí nada de novo, né? Bom, o fato curioso é que no apartamento de 3 quartos, ele fica com o quarto maior (único quarto com suíte)!

Aliás, o analista também ficou com o quarto melhor que o Sr Manager, mas até aí tudo bem... O problema é o 'segurança' se dar bem! hahaha :-P

NEWS

E a Nigéria continua nos noticiários...

domingo, 18 de novembro de 2007

O dia-a-dia na Nigéria

Segunda, 12 de Novembro de 2007.

A semana começou bem normal, nos encontramos no Hotel para sair para o escritório e lá encontramos o pessoal do projeto.

O nosso primeiro almoço no escritório foi assustador! Primeiro, pois descobrimos que existe um refeitório para a gerência e outro para o resto, e a gente não era considerado gerência, é claro! Quando vimos que os pratos eram frango, sopa, arroz e fritas, achamos que tudo estava OK. Mas quem disse que 'comida normal' nigeriana é normal??

Depois de quase não comermos nada, ainda descobrimos que além da comida não ter sal, não existe nenhum sal disponível para nós usarmos!!

À noite fomos jantar num restaurante chinês, mas antes passamos num 'Shop', como eles chamam os Shopping Centers aqui. Porém, não era nada mais era do que um supermercado bem simples (no Brasil seria um mercado de bairro, aliás em São Paulo, pois é maior do que o Zona Sul do Rio).

Chinese Crispy Rice Soup


Para facilitar a atualização do blog (só eu escrevo mesmo), vou escrever uns 'curtas' sobre algumas situações isoladas da Nigéria para não deixar muito tempo parado...

Finalmente... Lagos!

Domingo, 11 de Novembro de 2007.


Acordamos cedo (atrasados, mas cedo) e fomos para o aeroporto (CDG) pegar o vôo direto para Lagos. Após um check-in conturbado, imigração demorada, atraso na saída do vôo e uma ressaca com direito a enjôo no vôo (não vou falar quem foi, mas dessa vez não foi o Marmie), chegamos à Nigéria.


Ah! Antes de falarmos de Lagos, foi muito legal ver o Mediterrâneo e a Costa Africana do avião! Tirei uma foto que não justifica a beleza, mas vale para registrar o momento...



Momento cultural...


Lagos é a antiga capital da Nigéria (atualmente: Abuja) e maior área populacional da Nigéria e segunda maior da África (depois do Cairo). Lagos fica às margens do Oceano Atlântico numa baía (não é nada parecido com a Bay Area da Califórnia...).



A área que moramos e trabalhamos é Victoria Island na mapa acima.

A CHEGADA

Assim que chegamos no aeroporto (Murtala Mohammed International Airport em Ikeja, portanto longe do apartamento e hotel que moramos), logo descobrimos na pele uma das principais características do povo nigeriano: a burocracia! Para passarmos pela imigração, pegamos uma fila somente para estrangeiros, até aí tudo bem. Com o tempo notamos que as
pessoas que estavam na nossa frente na fila iam para trás da fila do lado (que ia pro mesmo balcão)!!

Ou seja, a primeira vez que todo mundo pegava a fila era só para o oficial perguntar se a gente era mesmo estrangeiro!! A segunda vez que a gente pegava a mesma fila era para entregar o passaporte!! E a terceira vez era para pegar o passaporte com um carimbo!!


Basicamente passamos 1 hora numa fila de 30 pessoas esperando um carimbo sem razão aparente. Ah! É claro que ficamos por último na fila (A Si teve a 'sorte' de ser a última de todos).


Foi um alívio saber que nossas malas estavam todas na esteira. Uma dor de cabeça a menos...
Ao sairmos para o salão do aeroporto, vimos a cabine de câmbio que era a nossa única chance de trocar nossos dólares por Nairas (moeda nigeriana), pois os ATMs/caixas eletrônicos não funcionam direito (aparentemente começaram a instalar os primeiros ATMs 6 meses atrás).

Adivinhem quanto dinheiro eu consigo trocar por US$500?? Quase 62.000 Nairas, ou seja, o equivalente a dois tijolos de dinheiro!! Quase precisamos de uma mala extra para carregar tantas notas...



Na saída do aeroporto vimos que tinham várias pessoas do lado de fora só esperando... Não sabemos exatamente o quê, mas como a Accenture tomou tantas precauções de segurança que ficamos com um certo 'pavor'.

Naquele momento decidimos não nos separarmos mais e saímos juntos, mais de 2 horas depois do planejado. Nosso celular não funcionava (pelo menos não conseguíamos ligar para o segurança), portanto não tínhamos certeza de quê o segurança estaria nos esperando!

Logo o segurança apareceu, mostrou as credenciais, confirmou a identificação, nossas datas de nascimento e código secreto! hehehe.. Dali levamos nossas malas para a rua em frente ao aeroporto (não deve existir estacionamento por lá).

O segurança nos intruiu a seguir em 2 carros (um iria eu e o Marmie para o apartamento, e no outro iria a Ju, Si e Filipe). O quê mais nos assustou foi um terceiro carro... Uma pick-up gigante com luzes e o logotipo da empresa de segurança, e mais 5 seguranças armados com rifles!

No caminho vimos que tínhamos 8 seguranças no total para nos escoltar até o apartamento e hotel! Como o trânsito estava parado, os nossos três carros forçavam passagem entre os demais, inclusive teve um episódio onde o segurança ficou apontando a arma para o carro que não queria deixá-lo passar!!

Depois de quase 1 hora de tensão, chegamos em casa (além da escolta armada, os motoristas eram praticamente suicidas, comportamento que notamos ser comum aos motoristas nigerianos depois).

Logo depois de descarregarmos as malas no apartamento, fomos nos encontrar com o pessoal no Hotel para conversar sobre o próximo dia e jantar.

Foi nesse papo que entendemos que a região próxima ao aeroporto era perigosa e que aquela escolta era uma exceção...

Falaremos sobre o apartamento e outras impressões que tivemos, mas a primeira impressão foi marcante, para não dizer outra coisa!

(É... Acho que vou ter que começar a beber!!)

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Segundo dia em Paris

Paris - Sábado, 10 de Novembro de 2007.


Acordamos tarde e fomos para o Museu do Louvre. Ainda cansados das longas caminhadas do dia anterior, fomos de metrô dessa vez... Até aquele momento, não tínhamos sido mal-tratados por nenhum francês, mas a tiazinha do metrô quase xingou a Si quando ela pediu os ingressos em inglês!


Como queríamos passear em Versailles na parte da tarde, ficamos pouco tempo no Louvre (só do lado de fora) e seguimos para a roda gigante (que marca o início da Champs Elisée).
Na Champs Elisée foi a vez do Filipe ser desafiado... Não oferecemos 100 Euros, mas dissemos para ele ir para o meio da Avenida e tirar fotos do Arco do Triunfo (onde ele quase foi atropelado por uma lambreta).
A Si não deixou barato e quando chegamos mais perto do Arco, ficou no meio dos carros tirando fotos também.
Como estava tarde, desistimos de ir para Versailles e ficamos aproveitando as lojas da Champs Elisée.
Gastamos muito tempo andando por lá, e quando finalmente chegamos perto do Arco do Triunfo, estava fechado!
Estavam fazendo alguma celebração da União Européia e os guardas não deixavam a gente passar...
Foi nessa hora que dissemos: "Marmie, 100 Euros se você abraçar o guarda até a gente tirar uma foto". Segundo o próprio, na foto abaixo ele está abraçado do mesmo jeito que ele abraça os pais e a namorada, portanto merece 100 Euros. Alguém pagaria por isso!?

Final do dia no Hotel novamente...
Após uma rápida visita ao supermercado, e 20 Euros depois, o Marmie volta com 3 garrafas de champanhe e um queijo Brie (segundo o Marmie, essa foi a mlehor compra da vida dele).
Quando o Filipe e a Si se juntaram ao Marmie não demorou muito para eles saírem para procurar uma balada em Paris. Depois de 30 minutos e alguns gritos de "FRANÇA!" nas ruas, todos voltaram depois de ter dado a volta no querteirão...

Primeiro dia em Paris

Paris - Sexta, 09 de Novembro de 2007

Frio de 5C e o dia começou bem corrido...

Saímos do Hotel (em Montparnasse) e fomos andando até o Jardim de Luxembourg. Depois de passar um pouco mais de frio, fomos até a Catedral de Notre Dame.


A cada fonte que passávamos, ouvia-se: "Marmie, te dou 100 Euros se você mergulhar na fonte", "100 Euros, se você nadar no Sena"...

Como só iríamos passar dois dias em Paris, tentamos visitar o máximo de lugares possíveis na sexta.

Entre as nossas caminhadas, fizemos uma parada em frente à uma loja estranha, com ratos empalhados, venenos etc... ECA!

À noite visitamos a Torre Eiffel e saímos meia-noite em busca de um restaurante nas redondezas... Mas antes, a Simone recebeu duas flores do vendedor que trabalhava por lá, que pediu um beijo em troca das flores! rs...


Bom, no restaurante descobrimos que a Simone tem um "gosto diferente" não só para música (alguém sabe o quê é Rock Industrial!?), mas para comida também...


A cada restaurante, ela experimentava algum prato que nunca tinha comido antes. Dessa vez, foi scargot (na verdade, snails). E não é que é gostoso mesmo!?
E no final do dia no Hotel...
- Filipe: "Marmie, te dou 100 Euros se você não deitar na mesma cama que eu", "100 Euros, se você não ficar de bunda pro ar!!"

Resultado: O Marmie não ganhou nenhum centavo ainda...

Qual é a língua que se fala na França mesmo???

Quando um garçom pergunta se você quer mais refrigerante, o que devemos responder?
a) Oui
b) Yes/Yeah
c) Sim
d) Si

E na hora de dizer obrigada?
a) Merci
b) Thanks
d) Gracias
e) Grazie



Bom, pro Marmie todas as respostas anterios são verdadeiras! Suas conversas começavam em Francês, migravam pro Inglês pra facilitar, mas acabavam em qualquer outra língua que ele escolhesse.

Pelo menos isso rendeu muitas risadas e acabou até confundindo o resto do pessoal. Todo mundo soltou uma palavrinha ou outra em uma língua qualquer que provavelmente não fez sentido algum pros ouvintes.

terça-feira, 13 de novembro de 2007

A viagem para Paris

















São Paulo, 08 de Novembro de 2007


Armando, Filipe, Juliana, Roberto e Simone saíram de São Paulo em direção a Paris para um final de semana de turismo antes de começar o trabalho na NipeX...

Vamos usar esse blog para relatar os acontecimentos e aventuras da nossa viagem para a Nigéria ("viagem" é a palavra-chave!). É claro que vamos ser sinceros e postar tudo aquilo que nos acontecer na Nigéria, mas que nenhum pai ou mãe saiba nesse momento para não deixá-los apavorados!




Antes mesmo de sairmos de São Paulo, várias pérolas já estavam rolando... O Armando tomou todas as 40 vacinas de uma vez, e o Filipe só tomou a vacina de febre amarela! Depois de várias fotos e dezenas de formulários que mandamos para o consulado (vários repetidos), o nosso visto veio em cima da hora. Aliás, que visto meia-boca... Acho que faço um melhor!



A sensação do aeroporto...
No embarque para Paris, o Marmie aparece com a camisa do Corinthians. Ficamos até com pena! Nunca vi ninguém ser tão zoado na minha vida... Até corinthiano dizia que não tinha coragem de usar aquilo e que o nosso vôo tinha chance de "ser rebaixado".
















100 Euros se você...
Em Paris começamos a desafiar o Marmie (Armando para quem não o conhece!)... A cada 20 minutos sempre se escutava: "Marmie, te dou 100 Euros se você...".

100 Euros se você:
- Nadar no Sena
- Abraçar o guarda e tirar foto
- Comer um pote de pimenta